Josué 5:1 Sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus que estavam ao pé do mar que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passamos, desmaiou-se-lhes o coração, e não houve mais alento neles, por causa dos filhos de Israel.
2 Naquele tempo, disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pederneira e passa, de novo, a circuncidar os filhos de Israel.
3 Então, Josué fez para si facas de pederneira e circuncidou os filhos de Israel em Gibeate-Haralote.
Encontramos agora um povo que estava com seus inimigos com um coração derretido, bastava apenas avançar e vencer, e muitas vezes é assim conosco, podemos vislumbrar a nossa conquista e queremos ir até ela eenfrentar nossos inimigos como se fosse num estralar de dedos,mas nos esquecemos que falta algo de nossa parte para com nosso pai. No texto acima Deus está querendo chamar a atenção do seu povo a respeito de uma aliança (que na época de Abraão foi estabelecida )que até então estava sendo esquecida, não porque eles resolveram esquecer mas, sim devido ao alvo que eles tinham, a seqüência de vitórias(estratégias, planos para alcançar). O Povo tinha passado 40 anos no deserto e neste tempo nasceram filhos no deserto que cresceram e não foram circuncidados ( segundo a ordem de Deus como pacto de sua aliança com abrão), conforme testo abaixo:
Genesis 17: 1 SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
2 E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
6 E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
8 E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Somos jovens escolhidos por Deus mas precisamos estarmos abertos e atentos para o que Deus quer fazer em nosso meio.
Temos que estar preparados para a conquista, não podemos ir ao vácuo “DEUS quer contar comigo”, mas precisamos resolver algumas de nossas pendências com o Senhor. Você sabe “quais as suas pendências”? Segue abaixo alguns toques para que você possa entender suas pendências e caminhar rumo a uma aliança com nosso Pai:
1. Saber o que precisa ser circuncidado em minha vida;
Cantares 2:15 Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.
Em Cantares fala sobre as raposinhas que fazem mal às vinhas.
Quais são as raposinhas de nossa vida? (a inveja, ciúmes, rebeldia, língua dobre (fala algo com a boca, mas o coração discorda totalmente), insubmissão,
Precisamos saber o que Deus precisa retirar de nós, o que tem ocupado maior espaço do que a presença do senhor em minha mente e coração;
Essas raposas e raposinhas para nós, hoje, são um símbolo de tudo o que vem para nos roubar a comunhão com o amado de nossas almas, Jesus Cristo! Elas representam a nossa conformidade com os sistemas deste mundo, com os valores mundanos e profanos, especialmente na vida do cristão que, passado o primeiro amor, torna-se mais acomodado, complacente.
As raposinhas são um símbolo daquilo que parece inofensivo, bonitinho, mas que no futuro nos trarão desgostos. São os resquícios de antigos pensamentos e desejos pecaminosos; são as buscas de prazeres fúteis e vazios em shoppings, TV, internet, salas de bate-papo, tempo gasto em vaidades e futilidades; são os pequenos desvios da verdade ou quaisquer outras coisas “inofensivas” mas que nos roubam a comunhão com Jesus. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15:33)
2. Passar pelo processo de cura;
Após a circuncisão o povo permaneceu em Gibeate-Haralote até que sararam. Precisamos ser circuncidados para possuir a terra, mas não mais a circuncisão na carne, que é da lei, mas a circuncisão no espírito que significa separação, identificação e a marca de Deus em nossas vidas. Após a circuncisão o povo estava preparado para entrar no campo de batalha e começar a vencer.
Toda a pessoa que era circuncidada ele tinha que passar pelo processo de cura, pois sua vida se encontra vulneráveis (este é o tempo de Deus para curar sua vida); Deus escolheu este tempo para levar seu povo a passar pelo processo de cura. Era o tempo em que seus inimigos não viriam ao seu encontro.
3. Ter uma aliança estabelecida com Deus.
A Aliança nos leva a uma vida de contínua entrega e sacrifício. O Senhor só nos entregará algo se estivermos aliançados com ele. A aliança é feito para toda uma vida e não alguns momentos, Ele que fazer parte de toda sua vida, em cada detalhe. Por isso você que deseja fazer parte desta aliança deve se posicionar diante do Senhor e deixe ele te conduzir para o invisível, para o lugar que ainda não conhece e experimentar as grandezas Dele. " ...Anda na minha presença e sê perfeito." Gn 17:1
Neste versículo Deus não está falando para andarmos em perfeição, mas sim a rumo dele, esta deve ser nosso objetivo e nossa principal meta!
Quando temos uma aliança buscamos cada vez mais intimidade, mas esta intimidade não se adquire da noite para o dia mas sim com o passar do tempo. Deus deseja que tenhamos cada dia mais intimidade assim nossa aliança se firmará e estaremos por dentro e totalmente envolvidos na sua vontade.
Medite nisso!
Um Abção!
Wagner Marins Pyl