De Rede Vazias a Barcos Afundando!






Pedro, Tiago e João, e talvez André. Esses pescadores profissionais pescaram a noite inteira e não pegaram nada. Todavia, quando Jesus chegou, eles pegaram tanto peixe que as redes romperam e o barco quase afundou. Provavelmente, essa é a única situação em que um barco afundar era bom!
Essa é uma grande ilustração do que acontece quando nos envolvemos com Jesus!
Não Não Não Não podemos tentar alcançar os perdidos sem uma estratégia eficaz dada por Deus. Creio que a visão dos motivadores de crescimento com o foco no discipulado é a nossa melhor estratégia, porque ela saiu do coração de Deus quando Jesus disse: Ide e fazei discípulos de todas as nações,  batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele estava dando a Igreja uma ferramenta eficaz e chegou a hora de usá-la.  Mas quando fazemos isso na nossa própria força, ou pelas motivações erradas, não teremos muito êxito. Mas quando permitimos que Jesus trabalhe através de nós, nossas chances de pescar são muito maiores.
Precisamos permitir que Jesus nos aponte a direção em que devemos lançar nossas redes vazias, precisamos permitir que Ele nos mostre que vara de pesca e isca devemos usar. Creio que, ao fazermos isso, poderemos passar do ponto de redes vazias para barcos prestes a afundar. Olhemos para o texto:
Lucas 5:1,2: “E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes”.
Havia uma grande multidão de pessoas presentes nessa ocasião. O lago de Genesaré era a principal fonte de água e comércio da região. Tal fato, junto às notícias sobre os milagres de Jesus, fez com que grande multidão se juntasse para ouvi-Lo.
Os pescadores, sem terem pegado nada na noite anterior, já estavam limpando e arrumando suas redes, preparando-as para a expedição a seguir. Quando Jesus chegou, Ele achou aquele barco um bom púlpito. E ali entrou e começou a falar à multidão. Gostaria de examinar três pontos de seu discurso:
1) Jesus dá instrução
Lucas 5:3,4: “E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”.
Eu já lhes disse que ali havia uma grande multidão. Provavelmente, saduceus e fariseus, atentos a cada palavra de Jesus. Não há dúvidas também de que alguns estavam em busca de um milagre ou de uma resposta para suas vidas. Mas, não importa a motivação para a presença daquelas pessoas na multidão, Jesus tinha uma mensagem para todas elas. E o mesmo é verdade hoje!
Existe uma pessoa que é identificada nesse verso: Simão Pedro. Jesus teve uma conversa direta com ele, instruindo-o a fazer algumas coisas. A primeira delas era afastar-se da terra. Há intimidade nessa conversa; Jesus fala diretamente a Pedro. Quando Deus tem uma tarefa para você, Ele fala contigo pessoalmente. Não precisamos de nenhum mensageiro para nos dizer qual é a vontade do Senhor para as nossas vidas, no contexto chamado.
Além disso, Jesus diz para Simão, especificamente, para onde ele deveria ir: para águas mais fundas. Ele sabia onde os peixes estavam. Ele também sabe onde estão as muitas almas perdidas que devemos buscar.
Em terceiro lugar, Jesus instrui Simão sobre o que deveria fazer: lançar as redes. Pode ser que não saibamos a direção exata de Deus enquanto estamos esperando, mas, quando esta é revelada a nós, o Senhor nos equipa com a revelação de que precisamos para terminar a tarefa. Jesus disse a Pedro aonde ir e o que fazer, e também a esperar certos resultados: para pescar.
Jesus não estava apenas dando um conselho a Pedro, mas sim uma garantia. Essencialmente, ele estava dizendo: Pedro, prepare-se para mais do que você imaginou possível”. Não podemos ter uma atitude de obediência apenas torcendo para ver resultados. Que tipo de fé é essa? Quando seguimos a direção de Deus para as nossas vidas, devemos esperar ver coisas grandes e maravilhosas. Afinal de contas, o Senhor criou todas as coisas e pode nos prover com muito mais do que imaginamos.
2) Além de ter dado a instrução, Jesus providenciou o crescimento
Lucas 5:5-7: “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique”.
Em primeiro lugar, houve um crescimento na fé de Pedro. Imagino que aqueles homens deveriam estar exaustos e, sem dúvida, frustrados, por não terem pescado nada durante toda a noite. Mas Jesus dá um comando e eles foram obedientes.
Naquele momento, eles já tinham fé em Cristo, mas, assim como em nossas vidas, esse é um processo constantemente em crescimento. Eles tinham fé em Jesus por causa de quem Ele era e do que havia feito, mas a fé deles continuava a crescer. Como veremos adiante, eles deram um grande passo na área da fé.
O mesmo é verdade para nós. Quando passamos tempo com Jesus, ouvimos sua palavra e vemos coisas que Ele fez e fará em nossas vidas, nossa fé continua a crescer.
Além de um aumento na fé, houve também um aumento da produtividade. Eles estavam no barco de Pedro, então, podemos presumir que ele e André estavam presentes nesse barco, sendo obedientes em relação à instrução de Jesus, pois lançaram as redes. Todos ficaram boquiabertos com a quantidade de peixes que pegaram. Suas redes romperam e tiveram que pedir a ajuda de Tiago e João. Depois de colocarem as redes no barco, este começou a afundar. Que grande diferença um dia pode fazer! Ou, melhor ainda, que grande diferença Jesus pode fazer!
Note a extensão daquela pesca: um barco deve pesar pelo menos cinco toneladas. Imagine quantos peixes eram necessários para fazê-lo quase afundar!
3) Jesus providencia entendimento
Lucas 5:8-10: “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: não temas; de agora em diante serás pescador de homens”.
Em primeiro lugar, Jesus providenciou o entendimento sobre a nossa própria habilidade. Pedro não estava com medo de afundar naquele barco, mas estava totalmente maravilhado com o que estava vivenciando, recebendo o entendimento de quem era Jesus e do seu poder divino.
Posso imaginar Pedro pensando: “Uau! O próprio Jesus, com todo seu poder e glória, está no meu barco”. Entretanto, nós temos o Espírito Santo habitando em nós e parecemos não nos importar com isso na maior parte do tempo!
Todos aqueles homens estavam maravilhados, mas eles perceberam que não tinham feito nada, a não ser ir para mais longe e lançar as redes. Foi Jesus quem deu o crescimento. O mesmo é verdade em nossas vidas também. Como servos de Deus, precisamos ser obedientes, mas, se houver algum lucro, foi porque deus deu o crescimento, assim como disse Paulo em I Coríntios 3:6.
Jesus também providencia o entendimento de seus planos para nós, pois Ele queria que aqueles indivíduos se tornassem pescadores de homens. Naquele dia, os pescadores haviam percebido que não tinham habilidade de realizar nada que não fosse através de Cristo. Agora, o Senhor estava dando um passo além, revelando qual era seu plano para suas vidas.
Talvez você não consiga entender qual é o plano de Deus para a sua vida. Talvez você precise chegar ao mesmo lugar em que esses pescadores estavam, percebendo que, separado de Cristo, você não pode fazer nada. Quando você chegar a esse lugar, Deus certamente te mostrará seu plano.
Lucas 5:11:  “E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram”.
Conclusão: o plano que Jesus tinha para esses homens se aplica a todos os cristãos hoje. Você está tentando ganhar almas para Jesus? Você não poderá pescar se não lançar suas redes ao mar. Os pescadores pegaram todos aqueles peixes e os deixaram no barco. Eles deixaram aqueles peixes para trás porque tinham algo melhor: um relacionamento pessoal com Cristo. E deixaram tudo o que tinham para segui-lo, não apenas os peixes. Se quisermos experimentar uma pesca maravilhosa, precisamos chegar ao ponto de deixar tudo para trás e seguir a Jesus. Ao fazermos isso, passaremos do nível de redes vazias para barcos prestes a afundar.
Pense Nisso!
Tenha uma excelente semana!
Wagner Marins Pyl