Você sabe qual é o seu temperamento? (Parte 5)

(Continuação)....

4.4 - O Fleumático:




É o tipo calmo, frio e bem equilibrado. A vida para ele é algo severo e agradável com o qual não quer muito envolvimento. Jamais parece perturbar-se sob qualquer circunstância. Não explode em raiva ou riso porque tem as emoções sob controle.

Ao fleumático não faltam amigos, porque ele gosta do convívio social e tem um humor mordaz, capaz de provocar gargalhadas sem dar um sorriso se quer.

É organizado e tem ótima memória. Sente-se irritado com o temperamento inquieto do sangüíneo e sempre lhe aponta a futilidade. Fica aborrecido com os momentos depressivos do melancólico e está sempre disposto a ridicularizá-lo.

Lança, com prazer, jatos d'água fria nos planos efervescentes do colérico. Porém não passa de espectador em sua relação com eles, sem se envolver em suas atividades. É geralmente simpático e de bom coração, mas raramente deixa transparecer seus sentimentos.

Não aceitará um cargo de liderança espontaneamente, mas se mostra capaz, caso tenha de ocupá-lo. É um conciliador e pacificador inato.

Os fleumáticos são os diplomatas, administradores, professores, técnicos, cientista, líder, médico, artista plástico, dona de casa

Os pontos fortes do fleumático:

- Espirituoso - com imperturbável bom humor.
- Digno de confiança, mesmo sem se envolver em demasia com o outro.
- Prático - trabalha bem sob tensão.
- Tem hábitos metódicos.
- Eficiente - com padrões elevados de zelo e precisão.

Os pontos fracos do fleumático:

Lento e indolente - freqüentemente parece estar arrastando os pés, pois ressente-se de ser forçado à ação.

Tem falta de motivação, o que o toma um espectador da vida e reforça a tendência a fazer o mínimo necessário. Deixa de realizar muitos projetos sobre os quais pensa, mas que lhe parecem sempre trabalhosos. O desassossego do sangüíneo e a atividade do colérico quase sempre o aborrecem, pois teme que eles o forcem a trabalhar.

Provocador - devido ao seu agudo senso de humor e capacidade de ser observador desinteressado, tem facilidade em provocar o próximo que procura motivá-lo.

Se um sangüíneo entra animado, o fleumático toma-se distante e frio. Se o melancólico se mostra otimista, ele o provoca com um otimismo exagerado. Se um colérico se aproxima repleto de planos, é um prazer requintado para o fleumático derramar água fria em seu entusiasmo.

Egoísta e obstinado - Com o passar dos anos, seu extremo egoísmo se acentua, porque torna-se uma defesa. Opõe-se obstinadamente a qualquer espécie de mudança. Deseja manter-se conservador para conservar suas próprias energias.

Indeciso - torna-se cada dia mais indeciso por seu temor de comprometer-se. Seu discernimento prático, sua calma e capacidade analítica podem, eventualmente, encontrar um método melhor para um projeto, mas, quando ele toma a decisão de executá-lo, alguém dos temperamentos determinados já está atuando no projeto.

As necessidades espirituais primordiais do fleumático são o amor, a bondade, a docilidade, a temperança e a fé. Ele precisa valorizar as pessoas em sua volta no amor de Cristo. E não achar que ele é melhor do mundo.

Exemplo Bíblico: Abraão - Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiênte, Gn.14:14-16;cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24.
Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os  defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11:17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.

Vários homens dos tempos bíblicos parecem ter possuído boa parcela deste temperamento: Noé, Samuel, Daniel, José (esposo de Maria), Natanael, Felipe e Tiago, porém, o melhor exemplo é Abraão.

Conclusão:

O Dr. Ballesby fez um resumos dos temperamentos com outras pessoas:

1) O tipo sanguíneo gosta das pessoas e depois as esquece.

2) O colérico utiliza as pessoas para seu benefício próprio e, mais tarde, ele as ignora.

3) As pessoas aborrecem o melancólico, mas ele as deixa seguir seus caminhos tortuosos.

4) O fleumático analisa as pessoas com indiferença desdenhosa.

Esse resumo dá-nos a triste impressão de que os temperamentos são casos perdidos, mas temperamento não é personalidade nem caráter e o mais importante é que ele pode ser controlado pelo Espírito.

Assim devemos conhecer o temperamento do Espírito Santo:

Os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5:22-23).

O Espírito Santo provê qualquer temperamento de nove forças abrangentes e desconhece fraquezas. É o homem como Deus entende que deva ser. Ele terá sua individualidade mantida por suas forças ingênitas, mas não será mais dominado pelas fraquezas.

Todas essas características do Espírito Santo estão presentes na vida de Jesus Cristo.

Portanto: andai segundo o Espírito e não cumprireis os desejos da carne. Se vivermos pelo Espírito, guiemo-nos também pelo Espírito. Gl 5:25
Andar segundo o Espírito é sentir-se pleno do Espírito Santo em todas as ações do nosso dia-a-dia, ao ajoelhar para orar, ao varrer a casa, ao ouvir uma conversa ao telefone, em qualquer parte. É a comunhão constante com Deus que é o mesmo que viver em Cristo. É livrar-se das fraquezas em vez de ser dominado por elas.
Essa é a vontade de Deus para todos os seus filhos.
Se você é  sangüíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do reino de Deus. Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurrecto. Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação ao Reino de Deus. Se você é Fleumático, use seu amor sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Deus nos fez como somos. Seja o que você é, e apenas canalize para Deus o seu temperamento. Deus quer tão somente controlá-lo com Seu Espírito, de maneira tal que tudo em você seja para glória Dele.



Teste de Temperamento
Se você deseja testar o seu temperamento e descobrir que tipo você é, clique neste link:

Tenha uma excelente semana!

E seja guiado pelo Espírito Santo.....

Wagner Marins Pyl