Será que estamos Preparados?





 1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 
 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
 7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 
JOSUÉ 1:1-09



Introdução


      Precisamos entender para que o Senhor nos chama, Josué teve um chamamento mediante a todo um contexto de preparo, podemos enumerar vários textos onde Deus chamava Moisés e com ele se encontrava Josué chamado de “ aquele que lhe dava água no copo” (aquele que servia em intimidade);


      A tarefa que nos é colocada diante de nossos olhos sempre estará voltada para aquilo que somos levados, preparados, mas o detalhe é que apenas ainda não estávamos visualizando ainda isso em nossa vida, por isso gostaria de compartilhar algo da parte de Deus como cada um de vocês.

Corpo da mensagem


      O Nome de Josué era Oséas (sig.=”Salvação”), mas Moisés por algum motivo mudou seu nome para Josué (sig.=”O Senhor Salva”) Num. 13:16
Josué passou por muitas situações sendo que ele foi escravo, depois livre, era de um povo sem pátria, participou de muitas guerras, presenciou milagres e alguns até diários (maná)..... podemos notar que sua vida estava sempre pautada em uma trajetória de situações que vinham sempre com um único Objetivo – TREINÁ-LO.


      Hoje em nossos dias vivemos dias totalmente diferentes dos dias de Josué, até porque muitas coisas mudaram (muitas vieram para facilitar e outra mais para nos separar)...


      Vivemos um mundo onde até ser crente é uma moda, onde vir a igreja não é mais um problema, mas um desencargo de consciência, onde mais vamos por causa do peso do que qualquer outro motivo...
      Vamos perdendo a essência do que realmente é o evangelho de Cristo, do que é viver como Cristo, deixamos de pensar em ser transformados para passar parte (ou grande parte) de nosso precioso tempo em momentos de “prazer” vendo nossas novelinhas, nossos facebook’s, nossos joguinhos, nossos filminhos, nossos, nossos e nossos. Não que isso seja o errado, mas isso nos leva para um objetivo muitas das vezes contrário do caminho que precisamos percorrer!


Um ditado japonês que diz: - “Os caminhos foram feitos para as Jornadas e não para os destinos” ou seja o que importa não é como chegar lá mas sim o jeito em que se vai....



PERGUNTA: Quantos querem ser abençoados pelo Senhor?Quantos querem um carro novo ou uma nova casa?



Sabe, aprendemos muitas coisas com a “religião”, como:


      * “se você orar com fé irá receber, apenas creia a bíblia diz: “... tudo o que perdir em nome de Jesus crendo recebereis...
      * Uns oram assim: Deus dá-me o que é meu... (parábola do filho pródigo) como exigindo de Deus algo...
      * Ou assim “ tua palavra diz que..... então me dá Senhor...” e assim vai!


      Muitas vezes oramos assim querendo ou tentando persuadir Deus dentro da nossa vontade, buscando algo que justifique nossa vontade, queremos conduzir “Deus para Dentro de nossa vontade”


EM OUTRAS PALAVRAS ESTAMOS DIZENDO: “SEJA FEITA A MINHA VONTADE AQUI NA TERRA COMO SERÁ NO CÉU”


      Mas para entendermos um pouco melhor esta mensagem foi separada em alguns pontos:


1º) SEMPRE HÁ UM MOMENTO DE PREPARO;


      Josué não escolheu seu caminho, apenas estava aberto para percorrê-lo. Em nenhum momento de sua jornada ele desistiu, ficou contra toda sua nação quando confiou em Deus que a terra seria deles;
      
      Enquanto o povo se via como gafanhotos (por causa dos filhos de Anaque que eram descendentes de gigantes) ele e Calebe se viam como escolhidos;
Em meio a tantas situações Deus quer nos conduzir a visualizar as situações com outros olhos, a ver e ganhar pessoas que ninguém imagina, abrir nossos olhos para cada momento de nossa jornada;



2º) TER CORAGEM, CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO PARA SUPORTAR



      Josué em toda sua trajetória sempre teve em sua vida um confiança em Deus que o levou a fazer coisas que até Deus duvidou...(rsrsrs);
      Quando confiamos, confiamos. Isso independe de uma oração fervorosa, de palavras bonitas onde Deus possa olhar do céu e dizer:
- “ESSE É MEU FILHO AMADO EM QUEM ME COMPRAZO”


Certa vez perguntaram para MADRE TEREZA DE CALCUTÁ o que ela falava em oração e ela disse:
-“ NADA APENAS OUÇO”
Mas o que a senhora ouve de Deus?
-“ NADA, APENAS ELE ESCUTA”


      As vezes achamos que o muito falar diante de Deus vai fazer a diferença, mas não entendemos que Deus não ouve nossa oração, ele VÊ a nossa oração, pois enxerga o que sai do mais profundo de nossa alma!


      Devemos estar sempre preparados para cada momento, nunca devemos deixar de enxergarmos ou entendermos o que Deus quer fazer em nossa vida.





3º) ENTENDER A ALIANÇA COM DEUS


      Para entender um pouco melhor gostaria de ler com você em:


Josué 5:1-8
1 E sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.
 2 Naquele tempo disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel.
 3 Então Josué fez para si facas de pedra, e circuncidou aos filhos de Israel no monte dos prepúcios.
 4 E foi esta a causa por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, já haviam morrido no deserto, pelo caminho, depois que saíram do Egito.
 5 Porque todos os do povo que saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado.
 6 Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os homens de guerra, que saíram do Egito, e não obedeceram à voz do SENHOR; aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR jurara a seus pais dar-nos; terra que mana leite e mel.
 7 Porém em seu lugar pôs a seus filhos; a estes Josué circuncidou, porquanto estavam incircuncisos, porque os não circuncidaram no caminho.
 8 E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.


      Sempre que percebemos que estamos caminhando rumo ao sucesso, somos motivados e levados e experimentarmos sempre algo a mais e quando nos deparamos com alguma perda nos encontramos despreparados, muitos nessa hora perdem o equilíbrio e não conseguem administrar o que até então construiu. 


Josué 5:1-3
1 Sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus que estavam ao pé do mar que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passamos, desmaiou-se-lhes o coração, e não houve mais alento neles, por causa dos filhos de Israel.
 2 Naquele tempo, disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pederneira e passa, de novo, a circuncidar os filhos de Israel.
 3 Então, Josué fez para si facas de pederneira e circuncidou os filhos de Israel em Gibeate-Haralote. 


      Encontramos agora um povo que estava com seus inimigos com um coração derretido, bastava apenas avançar e vencer, e muita das vezes são assim conosco, podemos vislumbrar a nossa conquista e queremos ir até ela enfrentar nossos inimigos como se fosse num estralar de dedos, mas nos esquecemos que falta algo de nossa parte para com nosso pai.


      No texto acima Deus está querendo chamar a atenção do seu povo a respeito de uma aliança (que na época de Abraão foi estabelecida) que até então estava sendo esquecida, não porque eles resolveram esquecer, mas, sim devido ao alvo que eles tinham a sequencia de vitórias (estratégias, planos para alcançar). 
      
      O Povo tinha passado 40 anos no deserto e neste tempo nasceram filhos no deserto que cresceram e não foram circuncidados (segundo a ordem de Deus como pacto de sua aliança com Abrão), conforme testo abaixo: 


Genesis 17: 1 
SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
 2 E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
 3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
 4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
 5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
 6 E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
 7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
 8 E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
 9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
 11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
 12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. 


      Em Cantares fala sobre as raposinhas que fazem mal às vinhas. Quais são as raposinhas de nossa vida? (a inveja, ciúmes, rebeldia, língua dobre (fala algo com a boca, mas o coração discorda totalmente), insubmissão, 


      Precisamos saber o que Deus precisa retirar de nós, o que tem ocupado maior espaço do que a presença do senhor em minha mente e coração; Essas raposas e raposinhas para nós, hoje, são um símbolo de tudo o que vem para nos roubar a comunhão com o amado de nossas almas, Jesus Cristo! Elas representam a nossa conformidade com os sistemas deste mundo, com os valores mundanos e profanos, especialmente na vida do cristão que, passado o primeiro amor, torna-se mais acomodado, complacente. 


      As raposinhas são um símbolo daquilo que parece inofensivo, bonitinho, mas que no futuro nos trarão desgostos. São os resquícios de antigos pensamentos e desejos pecaminosos; são as buscas de prazeres fúteis e vazios em shoppings, TV, internet, salas de bate-papo, tempo gasto em vaidades e futilidades; são os pequenos desvios da verdade ou quaisquer outras coisas “inofensivas” mas que nos roubam a comunhão com Jesus.



“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” 1 Co 15:33


4º PASSAR PELO PROCESSO DE CURA


      Por que Jonas não queria ir para Nínive?
Nínive era capital do Império Assírio. E a história nos dá conta de que os assírios eram extremamente cruéis com seus inimigos e prisioneiros de guerra, pois eram guerreiros e saiam a conquistar muitas terras. Em relatos encontrados na antiga biblioteca ninivita, em tabuinhas de barro, são mencionados a decapitação e empilhamento das cabeças dos povos conquistados.


       Eram também, postos em jaulas e tratados como animais. Não é, então, de se admirar que Jonas não quisesse pregar o arrependimento a eles, pois ele achava que os ninivitas mereciam o castigo divino.


      Até porque acredita-se que Jonas quando olhava para os ninivitas ele olhava para sua família, pois deve-se ter perdido muitos de sua família, pais, irmãos, primos, parentes....


      Após a circuncisão o povo permaneceu em Gibeate-Haralote até que sararam.
      Precisamos ser circuncidados para possuir a terra, mas não mais a circuncisão na carne, que é da lei, mas a circuncisão no espírito que significa separação, identificação e a marca de Deus em nossas vidas.


      Após a circuncisão o povo estava preparado para entrar no campo de batalha e começar a vencer. Toda a pessoa que era circuncidada ele tinha que passar pelo processo de cura, pois sua vida se encontra vulneráveis (este é o tempo de Deus para curar sua vida); Deus escolheu este tempo para levar seu povo a passar pelo processo de cura. Era o tempo em que seus inimigos não viriam ao seu encontro.


      Em Romanos o apostolo Paulo fala da Circuncisão do Coração:



Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer. E o louvor que essa pessoa recebe não vem de seres humanos, mas vem de Deus. ROM.2:29


Permita que Deus possa arrancar tudo de nossa vida e que assim estejamos totalmente livres para ele, se esforce, acredite no que Deus tem para você!


Pense nisso!


Um abraço a todos!


Wagner Marins Pyl